terça-feira, 9 de outubro de 2012

Principal importância econômica da Bacia Amazônica

Dentro da bacia Amazônica é identificado um enorme potencial para geração de energia elétrica, uma vez que muitos afluentes do rio Amazonas possuem características que se adéquam às condições básicas para a construção de usinas hidrelétricas. 

A Bacia Amazônica Abrange na América do Sul uma área de cerca de 7 milhões de Km² (dos quais 3,8 milhões de Km² encontram-se no Brasil), e é a maior do mundo e por ter uma viabilidade para o transporte fluvial, tendo em vista que a topografia é plana e a maioria dos rios são caudalosos, sendo o principal meio de deslocamento e de comunicação da região Norte. O rio Amazonas e grande parte de seus afluentes são navegáveis. 

Por poder utilizar o recurso da energia hidrelétrica, fazer transportes hidroviários e suas águas serem fonte de alimento por meio da pesca para boa parte da população que vive em diversos rios contido nela. Podemos afirma que a Bacia Amazônica é de grande importacia ecônomica para o Brasil.

O transporte hidroviário representa um dos principais meios de comunicação, isso porque outro tipo de transporte não é viável; a construção e conservação de rodovias esbarram: no elevado índice pluviométrico e também nos enormes vazios demográficos presentes na região.









18 comentários:

  1. Cara, muito bom estou fazendo um trabalho de escola sobre o Rio Amazonas!Ajudou de mais,muito bom

    ResponderExcluir
  2. Bom,mas poderia ter um complemento d

    ResponderExcluir
  3. muito bom!! estava demorando séculos pra achar esse critério na internet! ajudou bastante 😁

    ResponderExcluir